Olha, tem coisa mais humilhante do que ficar parado no acostamento da estrada às duas da manhã, numa sexta-feira, com o carro fumegando e o celular sem sinal? Eu vou te responder: não tem. Meu nome é Marcelo, tenho quarenta e um anos, trabalho como representante comercial viajando pelo interior de São Paulo, e meu único patrimônio relevante (além de uma televisão de quarenta polegadas e um sofá que já viu dias melhores) é um Corsa 2012 azul marinho, com cento e sessenta mil quilômetros rodados e um motor que já dava sinais de cansaço há meses. Eu sabia que ia acontecer. O mecânico tinha avisado, minha mulher tinha avisado, até meu sogro que não entende nada de carro tinha avisado. Mas a grana tava curta, as contas estavam apertadas, e eu fui empurrando com a barriga, acreditando naquele velho otimismo besta de "vai que dura mais um mês". Pois bem, não durou. O motor fundiu na Rodovia dos Bandeirantes, a dez quilômetros da minha cidade, com uma chuva fina começando a cair e um caminhoneiro buzinando atrás de mim porque eu tinha parado no acostamento sem luz de emergência (a bateria também resolveu pifar no mesmo dia, vai entender).
O guincho custou quatrocentos reais. O mecânico, um senhor chamado Seu Osvaldo que só trabalha com dinheiro vivo porque "nota fiscal é pra governo", orçou o conserto em três mil e duzentos. Retífica do motor, junta queimada, pistão empenado, e mais uma lista de peças que parecia cardápio de restaurante japonês de tão extensa. Três mil e duzentos. Eu ganhava dois mil e quinhentos por mês, quando as vendas iam bem. Minha mulher, dona de casa, cuidava dos nossos dois filhos pequenos. Não tinha poupança, não tinha reserva, não tinha pai rico. Tinha um Corsa morto na oficina e uma ansiedade que me impedia de dormir desde o dia do guincho.
Foi numa dessas noites de insônia, rolando a tela do celular na cama enquanto minha esposa roncava baixinho ao meu lado, que eu encontrei um vídeo no YouTube. Um cara com sotaque carioca, desses que falam rápido e gesticulam muito, mostrava a tela do computador enquanto ganhava dinheiro em um site colorido. "Olha aí, pessoal, mais um saque no
Cassino Online com Doge, vocês não vão acreditar!" Ele ria, mostrava o comprovante, e piscava pra câmera como se tivesse descoberto a fórmula da felicidade. Eu odiei o vídeo na hora. Odiei a superficialidade, odiei o jeito dele, odiei a ideia de que alguém pudesse ganhar dinheiro fácil enquanto eu suava pra pagar as contas. Mas alguma coisa me fez clicar no link da descrição. Talvez tenha sido o desespero. Talvez a curiosidade mórbida. Talvez só o tédio. Fato é que eu me vi criando uma conta num Cassino Online com Doge, transferindo o equivalente a cinquenta reais em Dogecoin que estavam abandonados numa carteira digital desde 2021 (um amigo me pagou uns freelas de design gráfico com cripto na época, e eu nunca soube o que fazer com aquilo).
Minha primeira reação foi de completo estranhamento. O site era bonito, bem organizado, com uma interface que parecia convidativa até demais. Tinha uma seção de "jogos ao vivo" com dealers reais, uma área de caça-níqueis temáticos, raspadinhas, blackjack, roleta, e até um jogo de crash que eu nunca tinha ouvido falar. Comecei pelo mais simples: um caça-níqueis de frutas, três rolos, uma linha de pagamento, aposta mínima. Gastei uma hora perdendo os cinquenta reais de forma lenta e dolorosa, como quem assiste a areia escorrer pela ampulheta sabendo que não pode fazer nada. No final, meu saldo era zero. Fechei o navegador, tirei o celular do carregador, e fui dormir derrotado.
Na noite seguinte, não aprendi a lição. Coloquei mais cinquenta reais. Dessa vez, resolvi estudar um pouco. Entrei em fóruns, li sobre RTP, sobre volatilidade, sobre gerenciamento de banca. Aprendi que o segredo não era jogar de qualquer jeito, mas escolher jogos com maior taxa de retorno ao jogador e usar os bônus de boas-vindas de forma estratégica. Voltei ao Cassino Online com Doge, escolhi um caça-níqueis de tema egípcio com reputação de bônus frequentes, e comecei com apostas mínimas. Fui devagar, observando os padrões. Ganhava cinquenta centavos, perdia trinta, ganhava um real, perdia oitenta. O progresso era lento, quase irritante, mas aos poucos meu saldo foi subindo. Cinquenta e três reais. Cinquenta e oito. Sessenta e quatro. Quando chegou a setenta e dois, eu resolvi aumentar a aposta pra um real por rodada. Foi aí que o jogo mudou.
Os rolos começaram a cair a meu favor de uma maneira quase irreal. Bati uma combinação de três escaravelhos dourados, multiplicador de dez vezes, ganhei dez reais. Na rodada seguinte, quatro sinos egípcios, mais vinte. Na terceira rodada, o bônus principal do jogo: uma tumba que se abria e revelava rodadas grátis com multiplicador progressivo. Foram quinze rodadas grátis, cada uma com multiplicador aumentando a cada giro. Quando o bônus terminou, meu saldo tinha pulado de setenta e dois pra cento e quarenta. Eu não tava acreditando. Minha mão suava no mouse, meu coração batia tão forte que eu tinha medo de acordar minha mulher. Saquei na hora. Cento e quarenta reais. Menos os cinquenta que eu tinha depositado, lucro de noventa. Não era muito, mas era alguma coisa. Era um começo.
Na terceira noite, repeti a estratégia. Depósito de cinquenta, caça-níqueis de média volatilidade, paciência de monge. Ganhei mais sessenta reais. Na quarta noite, oitenta. Na quinta noite, uma virada de sorte excepcional: cento e noventa reais de lucro em duas horas, depois de um bônus acumulado que parecia não ter fim. Quando somei tudo na ponta do lápis, no final da primeira semana, eu tinha acumulado quatrocentos e vinte reais. Ainda muito longe dos três mil e duzentos do conserto, mas já era uma pequena luz no fim do túnel. Continuei. Segunda semana: mais trezentos e oitenta. Terceira semana: uma sequência de derrotas me fez perder cento e vinte reais em duas noites, mas me recuperei na terceira com um lucro de duzentos. O importante era a disciplina: nunca apostar mais do que cinquenta reais por noite, nunca perseguir perdas, nunca jogar com o dinheiro que não podia perder. Era uma regra que eu mesmo tinha criado, e que eu seguia à risca, mesmo quando a ansiedade apertava.
No final do primeiro mês, eu cheguei a dois mil e trezentos reais. Faltavam novecentos. Foi aí que a sorte resolveu fazer sua última visita. Numa madrugada de sábado, sem ninguém em casa (minha mulher tinha levado as crianças pra casa da sogra), eu resolvi arriscar uma estratégia mais ousada. Fui pro blackjack, um jogo que eu nunca tinha jogado antes, mas que aprendi pelas regras básicas depois de assistir uns dez tutoriais no YouTube. Comecei com aposta de cinco reais por mão. Perdi as três primeiras. Diminui pra dois reais. Fui recuperando aos poucos. Quando meu saldo chegou a cinqüenta reais acima do valor inicial da noite, aumentei a aposta pra dez reais. E aí, o dealer começou a estourar. Era uma coisa absurda: ele pedia carta com dezesseis, tirava um rei e estourava. Pedia com quinze, tirava uma dama e estourava. Em meia hora, eu tinha virado duzentos reais de lucro. Continuei, mas agora com cautura redobrada. Na hora seguinte, mais cento e vinte. Quando olhei o relógio, eram quatro da manhã, e eu tinha acumulado naquela noite quatrocentos e quarenta reais de lucro. Quatrocentos e quarenta. Somei aos dois mil e trezentos e cheguei a dois mil setecentos e quarenta. Faltavam quatrocentos e sessenta.
A última noite foi a mais tensa. Entrei no Cassino Online com Doge com cinquenta reais, decidi jogar exclusivamente roleta, apostando em cores. Minha teoria era simples: cinquenta por cento de chance, dobra ou perde. Comecei com aposta de dez reais no vermelho. Ganhei. Vinte. Apostei de novo no vermelho. Perdi. Voltei pra dez. Ganhei. Vinte. Ganhei. Quarenta. Perdi. Trinta. Fui nesse sobe e desce por mais de duas horas, até que meu saldo estabilizou em cento e vinte reais. Aí veio a última aposta da noite, a que eu tinha decidido que seria a derradeira. Coloquei cinqüenta reais no vermelho. A bolinha girou. Quicou. Rolou. Parou no quinze vermelho. Ganhei. Cem reais. Meu saldo foi pra duzentos e vinte. Somei aos dois mil setecentos e quarenta e cheguei a dois mil novecentos e sessenta. Faltavam duzentos e quarenta reais pra fechar os três mil e duzentos. E eu sabia exatamente de onde viriam: da minha própria conta corrente, do dinheiro que eu tinha guardado pra emergências e que nunca usei porque sempre achei que emergência maior do que um motor fundido não existia.
Na manhã seguinte, fui à oficina do Seu Osvaldo com um envelope cheio de dinheiro vivo. Três mil e duzentos reais, contados na frente dele, nota por nota. Ele olhou, contou de novo, guardou no bolso da calça, e disse: "seu carro fica pronto quarta-feira, pode confiar". Eu confiei. E na quarta-feira, quando liguei o Corsa e ouvi o ronco macio do motor revisado, eu senti uma coisa que não sentia há meses: paz. Paz de saber que o pesadelo tinha acabado. Paz de saber que eu não precisaria pedir dinheiro emprestado pra ninguém. Paz de saber que, mesmo usando um método incomum, meio maluco, meio arriscado, eu tinha conseguido resolver o problema sozinho.
Hoje, sempre que alguém me pergunta como eu fiz pra pagar aquele conserto sem me endividar, eu invento uma história sobre horas extras, sobre uma comissão extraordinária, sobre um cliente que pagou adiantado. Não conto sobre as madrugadas no computador, sobre os caça-níqueis egípcios, sobre o blackjack com dealer virtual. Isso é uma história que eu guardo só pra mim, como um troféu de guerra, uma lembrança de que mesmo nos momentos mais escuros, a gente é capaz de encontrar soluções criativas – e, com um pouco de sorte, sair do outro lado mais forte do que entrou. Não recomendo o caminho. Mas não julgo quem precisa trilhá-lo. Às vezes, a gente só precisa de uma noite de insônia, cinquenta reais e um cassino online com um cachorro simpático pra lembrar que a vida ainda pode surpreender.